quarta-feira, 9 de março de 2011

achei essa materia interesante, apesar da maioria das pessoas saber que não é bom pular refeições, muitos ainda não sabem o estrago que esse hábito faz pra uma dieta
 Cuidado! Pular refeição engorda
Nunca se discutiu tanto nutrição quanto hoje em dia, e mesmo assim muitas mulheres acham que o jeito mais rápido de afinar é simplesmente deixar de comer. Prova disso é uma pesquisa realizada recentemente pelo Ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas da USP (SP), que mostrou que 75% das 45 meninas entrevistadas, que tinham entre 10 e 20 anos, fazem somente uma ou, no máximo, duas refeições por dia quando querem secar. Outro detalhe superimportante desse estudo: 67% das garotas se declararam insatisfeitas com o próprio corpo - o padrão de beleza delas são as modelos altas e magras. Até aí, nenhuma novidade. Mas um dado essencial nisso tudo é que elas não sabem que o sacrifício de ficar em jejum por horas a fio não adianta nada. Pior: atrapalha o resultado da dieta! verdade, pular refeições dificulta o emagrecimento e, em alguns casos, até engorda. Espantada? Pois então veja a seguir as explicações dos endocrinologistas Adriana Moretti e Marcio Mancini, supervisor do Ambulatório de Obesidade Mórbida do Grupo Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e pare de sabotar sua luta (e vitória!) contra os quilinhos extras.
Você queima menos calorias
Quem faz jejuns prolongados tem seu gasto energético reduzido. "Cada vez que comemos, eliminamos calorias para fazer a digestão. Então, na prática, usamos mais energia se ingerirmos 1.500 calorias divididas em 5 refeições do que em uma ou duas", esclarece Adriana. O doutor Marcio completa: "Quando fazemos intervalos demorados entre uma alimentação e outra, o corpo libera menos leptina, hormônio produzido nas células adiposas, que transmite sinais de saciedade".
O organismo poupa a gordura
O corpo entende que se uma pessoa está sem se alimentar por um longo período, ela corre o risco de morrer de inanição e, portanto, precisa ser protegida. Isso se dá com a diminuição do gasto calórico em todas as atividades que realizamos, inclusive nas mais básicas, como respirar, pensar e falar.
É superdifícil controlar a fome
Quando se fica muito tempo sem comida, chega uma hora em que não dá para segurar o apetite. A conseqüência disso? Ataque ao que estiver pela frente! A explicação fisiológica: há uma queda na taxa de glicose no sangue (hipoglicemia), que traz uma vontade louca de mastigar. Tem mais: "Além da redução da leptina, o hormônio da saciedade, a carência de alimentos aumenta a produção de grelina, hormônio da fome Juntos eles levam à compulsão e, mais grave, abrem as portas das células de gordura para que essas calorias sejam armazenadas mais rapidamente", diz Marcio.
A malhação não faz efeito
"Sem comer direito, mesmo que você continue treinando, seu aproveitamento muscular será ruim", diz Adriana. "Quando se está com hipoglicemia, o corpo faz uma triagem e destina a pouca energia que resta às funções vitais, como a respiração, e aos músculos não sobra praticamente nada", conclui. Em outras palavras, você não vai poder se exercitar direito e o pouco que fizer não vai produzir o resultado esperado.
A beleza é prejudicada
Você quer emagrecer para ficar ainda mais bonita, bem-disposta e feliz diante do espelho, certo? Excelente, mas vai ser praticamente impossível conseguir chegar lá se você tomar uma atitude radical à mesa e fechar a boca. "Quando faz isso, a pessoa perde a vivacidade, fica apática e aí a beleza, que tem a ver com o bem-estar, o sorriso nos lábios e o colorido da saúde, vai para o espaço!", alerta Márcio. Segundo o expert, numa situação de fome o corpo reduz o nível de T3, hormônio da tireóide, importante para a ativação de várias células, inclusive os neurônios. Essa é uma das maneiras que o organismo encontra para economizar no gasto calórico e o resultado é fraqueza, sono, preguiça... Digamos que, apesar de fazer regime errado do ponto de vista médico, você consiga afinar. Mas é uma pena que vá faltar disposição para sair e mostrar as novas curvas por aí. Freqüentar baladas dentro daquela calça tão sonhada, então, pode esquecer! Você simplesmente não terá de onde tirar ânimo.
A saúde fica mal
Você conhece alguém que, num acesso de fome, sai atacando um pratão de alface, cenoura ou brócolis? Difícil... Nessa hora de desespero, geralmente o alvo é o chocolate, os sandubas gordurosos do fast-food, o pacote de biscoito recheado, o saco de balas... "Tudo ultracalórico e de baixo valor nutricional", alerta Adriana Moretti. Basta imaginar alguém que está sem se alimentar o dia inteiro e vai a um restaurante à noite: a primeira coisa que ela vai fazer é devorar a cesta de pães e as pastinhas do couvert.
Baixa o rendimento do cérebro
Não há como se concentrar no trabalho ou nos estudos fazendo um regime radical. Daí a explicação de que a falta de comida afeta, sim, o funcionamento cerebral. Na prática, isso faz o raciocínio ficar mais lento, atrapalha a memória, complica os reflexos. Adriana lembra que a glicose é a única fonte de combustível da mente. "Quando a taxa dela cai no sangue, resultado de um longo jejum, a pessoa tem dificuldade de memória, déficit de atenção, irritabilidade, tonturas e até dores de cabeça." Viver assim não dá, né?

mudando de assunto:
dia ótimo ou melhor semana maravilhosa. tô fazendo tudo certo sem nenhum deslize.
RA e AF  em ordem.

agradecimentos:
ontem fez 1 semana que faz o blog e 1 mês que comecei a RA . eliminei 5 kg desde o inicio da RA e  AF. mas o melhor de tudo são as amizades que estou fazendo na blogsfera. acho que se não fossem vcs já teria desistido,nunca consegui manter uma dieta por mais de 20 dias. quero agradecer a todas voces pela força. amo todas vcs. milhões de beijos.

10 comentários:

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Amei o post querida, faz muito bem saber disso mesmo, também sou nova na blogsfera e me sinto grata a todas as amigas encontradas por aqui. Bjs!!!

Likka disse...

Ei linda, muito bom este post, realmente há muitas pessoas que acham que ficar sem comer emagrece...e não é verdade!

Parabéns pelo blog e por eliminar 5 terriveis quilos de sua vida...continue firme...bjokas

Em Busca da Felicidade disse...

Obrigada flor pela visita voltar sempre que quiser será sempre bemvinda sucesso na sua caminhada tenha uma linda noite bjs no ♥

Anônimo disse...

Amei seu post. Agora visita o meu blog.
Beijinhos

VIVIANE disse...

seja bem vindaaaaa querida...tbm estou te seguindo viu...qualquer coisa estarei aqui..bjão !

Talita Oliveira disse...

5kg! Que coisa boaaa! Uhu \o/ Parabéns! Lú realmente pular refeições é muito ruim, eu sinto até quando pulo lanchnhos por falta de tempo! Mas vou me organizar cada vez mais pra conseguir comer em intervalos razoáveis.

Bjs

FACIL NAO É ... disse...

OI LUCIANA NOSSA COMO TEM BASTANTE BLOG PRA GENTE CONVERSAR NÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MENINA NAO IMAGINEI Q FOSSE TANTO ASSIM UMA APOIANDO A OUTRA AGORA ACHO Q VAMOS CONSEGUIR BJIM BJIM QLQ COISA TO LA NA MINHA CASINHA

Emanuelle disse...

oiee lindaaa
obrigada pelo recadinho!!
otima a materia, antigamente fazia isso, comia poucas refeicoes, acabava esquecendo dos lacnhes, mais hj é sagrado seguir os horarios das refeicoes certinhas!!!
bjinhus
xauxau

Patricia disse...

Uau, parabéns amiga blogueira!!
Obrigada pela visitinha no meu cantinho, e como vc estou começando tmabém, ou melhor, começando de novo, pq nunca desistimos..
Adorei o post, principalmente pq sou mestre em pular refeiçoes... Aff ninguem merece!!
Já estou te seguindo tmbém..
bjimmm

Natália Roberta disse...

ótimo post, eu tenho mania de pular refeições nos finais de semana... sei que não deveria, mas estou me reeducando!!!

As pessoas que conhecemos na blogsfera são parte fundamental do nosso sucesso!!!!

Bjos e uma ótima quinta!!!