sexta-feira, 6 de maio de 2011

o que é peso ideal?

bom dia flores!!!!
nossa hoje acordei muito feliz, sabe aqueles dias que voce acorda e  vê que tem tudo, nada falta tá tudo perfeito? pois é hoje acordei me sentindo assim, não tô falando de coisas materias é claro.

hoje já fiz 1h e 20 min de caminhada/corrida e RA também já tá organizada, mas um dia perfeito. hoje tô sem assunto.
a noite visito vcs. bj
gente achei essa matéria muito interessante.

O que é peso ideal?

:: Conceição Trucom :: 


Na décadas de 60 e 70, a regra era rígida: o ideal era pesar dez quilos a menos do que a altura. Ou seja, uma mulher com 1,70 m de altura não devia passar dos 60 quilos. Felizmente, os tempos mudaram. As tabelas modernas levam em conta uma série de fatores, como a idade e o seu biotipo, e conseqüentemente são mais flexíveis.

Uma das formas de saber se você está acima do peso ideal é encontrar o seu IMC, ou Índice de Massa Corporal. A fórmula é simples: peso, dividido pelo quadrado da altura. Por exemplo: uma mulher de 33 anos com 70 kg e 1,70 m vai ter um IMC de 24,2: 70 quilos divididos por 1,70 x 1,70 = 24,2.
De acordo com a tabela abaixo, ela está na faixa de peso considerada normal.

Biotipos Femininos
Existem mulheres de todas as formas e tamanhos, mas há uma tendência para um dos três tipos descritos a seguir. É fácil identificar essa estrutura básica, embora os contornos possam ser alterados por doenças, desnutrição, dietas, musculação ou cirurgias plásticas.

Endomorfo
Quando a mulher é do tipo gordinha e geralmente ganha peso com muita facilidade. Ela tende a ter a forma de uma maçã, pois ganha peso principalmente em torno do abdome. Suas pernas são mais curtas do que o tronco, os pés são pequenos e os seios tendem a ser maiores que o padrão normal. O tipo endomorfo tem estrutura óssea delicada e rosto mais arredondado.

Ectomorfo
Quando são magras, têm uma forma bem longilínea e alta. As pernas são longas em relação ao tronco e a estrutura óssea é forte. Esse tipo não ganha peso com facilidade; mas quando isso acontece, o peso se distribui por igual pelo corpo, em vez de se concentrar em determinados pontos.

Mesomorfo
Com seu formato de pêra, o tipo rnesomorfo é o corpo feminino mais típico. Os quadris são mais largos do que os ombros e as pernas têm o mesmo comprimento do tronco. Ganham peso primeiro nas coxas, e em seguida nos quadris e nádegas.

Índice de Massa Corporal relacionada à idade
Consulte a tabela a seguir, que foi adaptada para os padrões da mulher brasileira. Encontre a faixa de peso para sua idade e altura. Repare que para cada idade e altura, existe uma variação de peso, que corresponde aos diferentes biotipos. Para quem quer utilizá-la como base, lembre-se:

1) Planeje emagrecer até atingir o limite superior da faixa de peso do grupo a que você pertence.
2) Depois de ter alcançado esse limite superior, você poderá decidir se esse peso é aceitável para você ou se deverá continuar perdendo alguns
quilos, que a levarão à média ou ao limite inferior da faixa de peso para sua idade e altura.
Idade (anos) - IMC ideal
19 a 24 - 19-24
25 a 34 - 20-25
35 a 44 - 21-26
45 a 54 - 22-27
55 a 64 - 23-28
> 65 - 24-29


Agora que você já sabe como calcular seu peso ideal, seja honesta. Será que precisa mesmo perder peso ou apenas não está satisfeita com o seu corpo, apesar de ter peso adequado para sua idade e altura?
Fique alerta para os sinais da anorexia nervosa, um grave transtorno causado por uma imagem distorcida do próprio corpo. Existem mulheres que, apesar de magras, continuam se achando gordas e só pensam em emagrecer mais e mais.

Em decorrência de dietas rígidas e desequilibradas, acabam sofrendo as conseqüências de uma desnutrição grave: anemia, ausência de menstruação, hipoglicemia, pele seca e sem vida, cabelos fracos e quebradiços.

FAIXA DE PESO IDEAL PARA MULHERES (em quilos)


gente esse négocio de querer ter o peso de quando tinha 20 anos é meio complicado, vcs sabiam que o médico da xuxa sugeriu que ela engordasse 5kg por causa da idade?

13 comentários:

Gabi disse...

Que maravilhas acordar assim,DE BEM COM A VIDA \Õ/
E já fez uma caminhadinha bacana que booom =D
Adorei a matéria!
Beijoooos

Tassi Patinha Feia disse...

Bom Dia Amiga
Não fui a primeira porque to meio lerdinha, kkk. Mas eu to aqui!!!!
Ainda bem que vc postou pela manhã, imagina eu fiocar sem vir aqui novamente, ia morrer!!!
Amei as dicas, fiquei feliz de ver que to dentro da tabelinha.
Te desejo uma linda sexta.
Grande Beijo pra vc e Alexia!!!

♥♥♥ Meire ♥♥♥ disse...

Bom dia!!
É muito bom se sentir assim! Bem legal o post, mas ainda estou longe do ideal! rsrsrrs!
Bjs, ótimo findes e dia das mães também!!!!!!!!!!!

carina disse...

boa tarde lú...nossa fico feliz tbm por vc estar tão de bem com a vida!!! é tão bom ter essa sensação, faz tempo que não me sinto assim...apesar de ter td de bom na vida...mas isso passa..kkk. Amiga que matéria legal, adorei estou no peso bom, mas quero que fique ótimo, para me sentir bem...Tenha uma ótima sexta, grande beijooooo

Thássia S. disse...

caraca, tenho q pesar no máximo 59, e tenho 95, axo q to toda ao contrario, neh!??? kkkkkkkkkk

Ai amiga, que horror!!! E eu querendo chegar aos 70 em dezembro... mas eh assim mesmo, aos poucos eu chego aos 59!!! bjinss

Aline Vieira Velozo disse...

Adorei essas informações!

'Vamo que Vamo' rumo aos meus 68!

Abraço

Aline - www.alinecwb.blogspot.com

Bethynha disse...

oii amiga..que bom que acordou de bem com a vida..eh bom demais ne
bjos e otyma sexta

****Leda**** disse...

Oi Luciana que bom acordar feliz, da animo pra fazer tudo certo, e valeu as dicas Bjs

Ana Christiane (Aninha) disse...

QUE COISA BOA LU...NÃO TEM NADA MELHOR DO QUE ACORDAR FELIZ DA VIDA...TUDO ANDANDO AS MIL MARAVILHAS!!!!É ISSO AI LINDA...ISSSO NOS DÁ ÂNIMO PARA REALIZAR TUDO O QUE PROPOMOS!!!
BJUSSSSS LU FICA COM DEUS E FELIZ DIA DAS MÃES

Talita Oliveira disse...

O meu é de 49 a 57 e minha meta eh 44! Acho que ainda dá pra colocar a meta pra, sei lá, 53, pra ficar no meio termo eheheh

Bjs, ameeei o post!

Carol Campos disse...

Oiiiee...
Que matéria legal...
Adorei...descobri que tenho tipo de corpo Mesoformo (acho que é assim que escreve)...
Bom final de semana flor...

Adoreiiii

єυ ρяє¢ιѕσ є νσυ ємαgяє¢єя●•ツ disse...

Adorei seu post flor bem refexisivo parabéns tenha um lindo sábado bjs no ♥

Carolina Carvalho disse...

Oi amiga, achei seu blog no cantinho de uma amiga, e adorei parábens pela determinação!
Estou te seguindo, beijos !

http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/